Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Curso “Promotores para a Inovação e Desenvolvimento” está com inscrições abertas

Empresários e instituições de ensino superior que desejam participar da capacitação “Promotores para a Inovação e Desenvolvimento” têm até o dia 11 de março para realizarem suas inscrições. O curso terá como resultado a elaboração de projetos de inovação voltados ao desenvolvimento da região Oeste do Paraná, que poderão ser cofinanciados.

A partir da capacitação, que é promovida pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDEL) e o Sistema Regional de Inovação (SRI), os participantes vão apresentar um projeto com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas entre universidades e empresas; e dar apoio aos laboratórios e centros de pesquisa, tecnologia e inovação.

Cristian Jair Paredes Aguilar, da área de Desenvolvimento Territorial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), comentou sobre o edital de seleção e o processo de cofinanciamento das propostas selecionadas:

“O edital do ConectaDEL Inovação é uma parceria entre o Sistema Regional de Inovação (SRI), Programa Oeste em Desenvolvimento e o Parque Tecnológico Itaipu. Esse edital tem como objetivo oferecer uma capacitação de 100 horas nas temáticas de Inovação e Desenvolvimento de Projetos e a partir da elaboração dos projetos durante o curso será feito um processo de seleção que irá selecionar as melhores propostas. Essas propostas concorrem a um fundo de R$ 500 mil, que são recursos do Parque Tecnológico Itaipu e da Fundação Araucária”.


Ao todo, serão oferecidas 80 vagas. As aulas do curso serão ministradas por profissionais de referência nacional em dois polos: Medianeira e Toledo. Entre os temas dos oito encontros presenciais que estão no cronograma da capacitação, estão gestão da inovação e inteligência competitiva, financiamento à inovação e captação de recursos e gestão de riscos.

Aguilar também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da região:

“Esse edital é importante por dois motivos: o primeiro é o processo de capacitação. Fomentar a discussão sobre inovação e desenvolvimento dentro da região oeste, trazendo para um ambiente me conjunto com universidades, empresas, secretarias e outras entidades da sociedade civil, é importante trazer esse debate com uma equipe de docentes que é altamente qualificada e a gente está trazendo para o curso. São profissionais de renome nacional. Esse processo também é importante porque além de se discutir e estruturar propostas, as melhores propostas poderão ser implementadas por meio desse recurso que está sendo disponibilizado pelo edital”.


O edital completo do ConectaDEL Inovação está disponível em: sri.oesteemdesenvolvimento.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (45) 3576-7247.





Sobre o ConectaDEL


O ConectaDEL atua no Brasil desde 2013, resultado de convênio entre o PTI e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimento (FOMIN), com o apoio da Itaipu Binacional. Em parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento, o ConectaDEL realizou, entre 2013 e 2017, cursos de formação que possibilitaram a capacitação de agentes locais, o estímulo a gestão integrada, de caráter público-privado, e o cofinanciamento de projetos cooperados com 18 instituições da região.

No ano passado, sete propostas foram selecionadas para receber cofinanciamento para implementação. Entre elas, a criação de um espaço empreendedor e de inovação no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Palotina e a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica em Assis Chateaubriand.
Última modificação em Segunda, 05 Março 2018 18:43
Avalie este item
(0 votos)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados