Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Geólogo da USP comenta importância da Rede de Hidrogeólogos em Início de Carreira

Estudante brasileiro realiza análises na região do Rio Negro, Amazonas. Crédito: Ingo Wahnfried

A Web Rádio Água e o Podcast Unesp - projeto desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - mantém uma parceria para intercâmbio de conteúdos. Nesta semana, Carlos Maldaner, geólogo da USP e responsável pela Rede de Hidrogeólogos em Início de Carreira (Early Career Hydrogeologist Network) da Associação Internacional de Hidrogeólogos, fala sobre um breve histórico da iniciativa:

“A Early Career Hydrogeologist Network foi criado em 2010, durante um congresso IAH, quando alguns jovens sentaram em uma mesa e propuseram essa ideia. Eu me juntei a eles em 2012 e desde então faço parte do task team. E ano passado eu me tornei o responsável. A ideia é, existem vários fatores que tornam essa iniciativa importante: uma das iniciativas principais é integrar os jovens pesquisadores e estudantes durante o congresso. Muitas pessoas vem e não conhecem ninguém, então é uma ótima maneira deles se integrarem, terem novos amigos e fazerem colaborações no futuro, talvez. Segundo, existe uma necessidade da própria Associação de Hidrogeólogos de obter a continuidade de pessoas que tomam iniciativa de organizar os congressos, de tocar a Associação pra frente. Então, a gente tendo essa experiência de gerenciar a Rede, a gente ganha essa experiência de, talvez no futuro, fazer parte da comissão que gerencia a Associação. Existe uma importância que a gente possa ajudar outros Early Carrier que não têm a possibilidade de, por exemplo, vir a congressos internacionais e então criar uma rede de contatos - seja pelas redes sociais ou sites”.

O pesquisador destaca a alta participação internacional de jovens na Associação, com colaboração de capítulos sobre a temática abordada:

“Inicialmente a Associação nasceu centralizada dentro da organização internacional, mas aos poucos os jovens começaram a se reunir em grupos locais nos países. Por enquanto, nós estamos centralizados e existe um pouco de desconexão entre esses capítulos locais nesses países. A nossa ideia para esse próximo ano, um dos principais objetivos é, justamente, conectar tudo. Como um dos principais objetivos da Associação é crescer o número de membros e atrair novos jovens para serem membros da Associação, acho que não há outra forma melhor do que incentivar esses grupos locais e eles terem uma relação com a Associação, na rede central”.
Última modificação em Segunda, 12 Março 2018 17:25
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados