Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Educação ambiental e geração de renda: trabalho do ICAD é apresentado durante o Fórum

O projeto Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (ICAD) apresentou no 8º Fórum Mundial da Água o seu projeto de valorização da água. Entrevistamos duas integrantes do projeto: Juliana Morales, de Santa Rita do Araguaia (GO), e Nathalia Nascimento Porto, de Fernandópolis (SP).

Elas nos explicaram sobre o projeto de consultoria nas áreas de educação ambiental e socioprodutivas.

“Grupos de mulheres foram reunidos nas cidades para poderem estar tendo essa geração de renda. Além da educação ambiental e estar ensinando a gente a reconhecer e amar todo o nosso ecossistema e toda vida que o rio oferece, o projeto também gera renda para as famílias que estão mais necessitadas. Então, para a gente, é muito bom, porque não tínhamos trabalhos como esse (Juliana Morales). Essa conscientização ambiental parte também dentro de casa. As mulheres que estão aprendendo a bordar estão educando os seus filhos porque é um trabalho que não agride a natureza. Você passa a dar valor à natureza. E também o material que levaram foi distribuído nas escolas e bibliotecas. São cartilhas que tratam sobre essa questão toda da natureza. Então também tem esse trabalho de conscientização, principalmente com as crianças. Isso é muito importante (Nathalia Nascimento Porto).



Elas nos disseram também sobre a emoção de estar participando do 8º Fórum Mundial da Água.

“É motivo de muito orgulho para minha cidade que nunca teve esse tipo de destaque nacional. Aqui são 140 países conhecendo o nosso trabalho. Elas bordam o nosso ecossistema. Elas estão colocando isso no bordado e, por isso, é motivo de muito orgulho e ficamos muito felizes por estarem aqui (Juliana Morales)... Também estou muito orgulhosa e honrada por estar aqui porque essa é uma oportunidade muito importante. Representar a nossa cidade para tantos países e saber que novo produto pode ser levado para o mundo inteiro é muito gratificante. É um trabalho recompensador (Nathalia Nascimento Porto)”.



O ICAD foi criado formalmente em 2004, trazendo a proposta de contribuir para a inclusão social de forma a vincular geração de emprego e renda com valorização do patrimônio cultural brasileiro e contribuir para as transformações tão necessárias na sociedade brasileira. Por meio na iniciativa já foram capacitadas mais de 14 mil bordadeiras em todo Brasil.

*Matéria produzida por Sarah Oliveira Viana e Lauane Salvador Mariano, adolescentes da Legião da Boa Vontade (LBV) – Brasília (DF) capacitadas durante formação realizada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nos dias 15 e 16 de março, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA).


Última modificação em Terça, 20 Março 2018 17:22
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados