Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Apoiada por Itaipu, recuperação de nascentes em Nueva Esperanza (Paraguai) é apresentada no Fórum

Entre as 60 propostas socioambientais expostas no Mercado de Soluções – espaço localizado na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água – quatro tem ligação direta com a Itaipu Binacional.

No município paraguaio de Nueva Esperanza, por meio de uma parceria entre a Itaipu, a prefeitura local e a sociedade uma das cinco nascentes da região está sendo recuperadas e em breve deve ser transformada em um espaço de lazer para a população, conforme explica o prefeito de Nueva Esperanza, Francisco Vianchetto.

“Estamos recuperando, tirando esse lixo que havia anteriormente e projetando para que seja um lugar de recreação da comunidade de Nueva Esperanza. Nós temos um projeto de fazer um passeio ao redor para ser um lago e aí vemos a importância de se preservar a natureza. Anteriormente era um lugar com um acúmulo de lixo. Quando o homem toma consciência e toma sentido de pertencimento daquilo que é um bem maior que temos, que é a água e a natureza, começamos a trabalhar e vemos a importância de se preservar a natureza”.

O processo foi iniciado por meio da organização não-governamental Esperanza Viva, que observou o acúmulo de lixo próximo à nascente.

“Chegamos até a Itaipu e firmamos um convênio com a Itaipu (por meio do Programa Cultivando Água Boa) e posteriormente fomos até o proprietário dessa área, e ele nos deu o a cessão de direitos para que possamos trabalhar. Aí começamos o projeto juntamente com a Itaipu para a recuperação desta nascente para que futuramente seja um lugar recreativo.



A programação do 8º Fórum Mundial da Água prossegue até sexta-feira (23). O espaço Mercado de Soluções está localizado na Vila Cidadã, espaço gratuito e aberto para a participação da sociedade mediante inscrição pelo site do evento.

Última modificação em Quinta, 22 Março 2018 16:53
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados