Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Gestão participativa da água promovida por Itaipu e parceiros é destaque no FMA

Foto: Prefeitura de Matelândia
Entre as 60 propostas socioambientais expostas no Mercado de Soluções – espaço localizado na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água – quatro tem ligação direta com a Itaipu Binacional. Três desenvolvidas pelo lado brasileiro e uma do território paraguaio.

Um dos cases é o modelo de gestão participativa adotado por Itaipu juntamente com mais de 2 mil parceiros espalhados pelos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. Este trabalho é realizado por meio de comitês gestores, que são grupos formados por prefeituras, cooperativas, associações de classe, produtores rurais, ONGs, órgãos governamentais e sociedade civil organizada.

Para explicar ao público um pouco sobre este instrumento, alguns destes gestores estão presentes no Fórum, como é o caso de Otoniel Barbosa Garcez Junior, secretário de Meio Ambiente de Matelândia e coordenador do comitê municipal: “Para que o convênio aconteça efetivamente há uma série de tramites burocráticos, tanto da parte da Itaipu como da parte das prefeituras. Então o Comitê Gestor é o que faz esse elo de ligação. Conversa com a parte contábil, cuida do departamento de compras (etc). Enfim, toda documentação necessária que Itaipu precise numa prestação de contas o contato é feito com o coordenador do Comitê Gestor para que flua esse trabalho”.


Grupo está expondo os trabalhos de Itaipu no espaço Mercado de Soluções, do 8º Fórum Mundial da Água.

Otoniel explica algumas das ações desenvolvidas por meio destes convênios firmados entre a Itaipu e as prefeituras locais: “Temos aqui ações voltadas a recursos hídricos, como recuperação de nascentes, drenagem de águas, conservação de solo, educação ambiental. Estamos também aqui expondo uma oficina de aquaponia (sistema de cultivo que une a piscicultura - cultivo de peixes - e a hidroponia - cultivos de plantas sem o uso de solo) desenvolvida em Matelândia. Então são várias ações e práticas”.

A programação do 8º Fórum Mundial da Água prossegue até sexta-feira (23). O espaço Mercado de Soluções está localizado na Vila Cidadã, espaço gratuito e aberto para a participação da sociedade mediante inscrição pelo site do evento.


Última modificação em Sexta, 23 Março 2018 11:42
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados