Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Participantes do projeto Mais Peixes em nossas Águas apresentam iniciativa no FMA

Mais Peixes em nossas Águas é desenvolvido na Bacia do Paraná 3. Foto: JIE
Encerrou-se hoje, em Brasília, a 8ª edição do Fórum Mundial da Água. O evento reuniu 85 mil pessoas de 172 países diferentes para debater questões relacionas a gestão dos recursos hídricos. Entre as boas práticas apresentadas no encontro, está o projeto Mais Peixes em Nossas Águas, desenvolvido pela Itaipu na Bacia do Paraná 3 (BP3).  

De acordo com o engenheiro agrônomo André Luiz Watanabe, da Divisão de Reservatório (MARR.CD), além de fortalecer a atividade da pesca, o projeto fomenta a aquicultura por meio do cultivo sustentável pelo sistema de tanque-rede. A iniciativa também objetiva aumentar o consumo de peixes.

“Além de pesquisa e desenvolvimento, nós levamos promover essas tecnologias de cultivo de peixes, preferencialmente o cultivo sustentável. Além da técnica de cultivo me tanque-rede das espécies nativas, nós também promovemos o emprego de sistemas sustentáveis fechados de cultivo que empregam, por exemplo, bioflocos e aquaponia como meio de produção de alimento e também para geração de renda”.



O pescador Lírio Hoffman, Presidente da associação Nossa Senhora dos Navegantes de Santa Helena, acompanhou a comitiva de divulgação da ação e constatou os primeiros resultados da ação: 

“Antes era pegar, pescar e vender o peixe. Hoje em dia a gente não depende mais tanto de sobrevivência do peixe que a gente tá tirando, a gente está produzindo mais peixe e o trabalho não é tanto como tá tirando o peixe da água tão esforçado. Para criar é bem mais confortável, a gente vai às horas de folga e não atrapalha o trabalho da gente”.



Ainda de acordo com Lirio, novos associados estão interessados em integrar a iniciativa, que deve aumentar futuramente com aporte de recursos para aquisição de novos tanques-rede, podendo chegar até 100 equipamentos em funcionamento.

A programação do Mercado de Soluções, assim como do 8º Fórum Mundial da Água, foi realizado entre os dias 18 e 23 de março.
Última modificação em Sexta, 23 Março 2018 21:56
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados