Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Afluentes do Rio Boicy foram revitalizadas em Foz do Iguaçu

Dia Mundial da Água (22 de março) foi comemorado em Foz do Iguaçu com a entrega da “Fonte da Vida” – a nascente Sanga São Romão, um dos afluentes do Rio Boicy, que foi totalmente revitalizada. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Encontros e Caminhos.

O espaço, localizado na Rua Batatais, no bairro Morumbi 2, estava abandonado e servia como depósito de lixo. Agora, está completamente florido e ganhou uma academia a céu aberto. Os trabalhos de recuperação começaram em novembro do ano passado e foram desenvolvidos com apoio do Coletivo Educador da BP3 e do Comitê Gestor de Foz do Iguaçu.

O assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco, representou a empresa na solenidade e elogiou a iniciativa da prefeitura. “É bom saber que temos parceiros também engajados na preservação desse bem tão importante, que é a água”, disse Secco.



Durante o evento, o prefeito Chico Brasileiro informou que a recuperação das nascentes é parte de um grande projeto de recuperação do Rio Boicy na qual o município vem pleiteando recursos junto a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
“A revitalização do Rio Boicy é um dos projetos prioritários de financiamento da AFD no Brasil”, informou Brasileiro. “O projeto está praticamente aprovado, e agora temos os trâmites legais, tendo em vista que é um financiamento internacional. Nosso intuito é abraçar os rios de Foz e fazer com que a comunidade se aproxime deles”, ressaltou.

O projeto executivo de recuperação do Rio Boicy está sendo custeado pela Itaipu Binacional. Com a revitalização, o município também pretende inserir estas áreas de preservação nos roteiros turísticos, para caminhadas e passeios ciclísticos, estimulando a sensibilização e o cuidado com a natureza.

Durante a cerimônia, os moradores mais antigos do Morumbi, o prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Quadros, fizeram o plantio de árvores. Alunos da Escola Irio Manganelli e do CMEI Inácia de Menezes também participaram do ato.

Com informações da Assessoria da Prefeitura de Foz do Iguaçu/JIE
Última modificação em Terça, 27 Março 2018 12:11
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados