Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Com apoio de Itaipu, Santa Terezinha de Itaipu inaugura centro de capacitação técnica para catadores

Fotos: Antonio Pitondo
Já está em funcionamento em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, o Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a prefeitura local, a Itaipu Binacional e a Acaresti (Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu), que já é conhecida nacionalmente pelo trabalho que desenvolve.

O espaço foi inaugurado oficialmente com uma capacitação oferecida a agentes ambientais do município de Santa Helena nesta quinta-feira (5). Eles receberam um kit uniforme, que será entregue a todas as associações da região que realizarem a atividade no local.

Com o Centro, que teve investimentos que ultrapassam os R$ 640 mil reais, a Acaresti assume a missão de replicar as boas práticas desenvolvidas pela associação de catadores, em parceria com o programa Coleta Solidária da Itaipu Binacional, que tem como objetivo sensibilizar os visitantes e capacitar os envolvidos na gestão de resíduos sólidos de toda a região Oeste do Paraná.



De acordo o prefeito de Santa Terezinha de Itaipu, Cláudio Eberhard, o espaço deve se tornar uma importante vitrine para a divulgação de experiências positivas.

“Ficamos muito felizes porque aqui será o centro de divulgação de todas as práticas que desenvolvemos. Essas experiências positivas serão compartilhadas com a associações de catadores da região e de todo o País. Inclusive estaremos aptos agora para visitas de estrangeiros nesse trabalho que estamos realizando com a Itaipu. É também mais uma possibilidade de agregar uma renda para a associação de catadores e fazer com que a gente possa tornar essa atividade economicamente estável dentro do município”.

Já o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, lembrou dos altos índices de coleta registrados no município e reforçou que ações semelhantes podem ser replicadas para outros locais:

“Para nós é bastante promissor essa parceria que estabelecemos com o município desde o primeiro barracão, a primeira estrutura, e tudo o que gira em torno disso. O que estamos comemorando hoje, que é a formação a partir da Acaresti, é de um modelo que deu certo, de um resultado de um município de mais de 90% do material reciclado, que pode ser expandido para todos os outros municípios”.

A partir de agora, o Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos receberá visitas técnicas com catadores dos 54 municípios do oeste do Paraná, equipes gestoras municipais de diversas regiões do Brasil e de outros países, além de interessados na temática gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores.
Última modificação em Sexta, 06 Abril 2018 14:02
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados