Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

No Oeste do Paraná, Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos entra em nova etapa

Na última semana, entrou na terceira das sete etapas previstas o projeto de saneamento ambiental das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social, Educacional e Cultural Sustentável do Oeste do Paraná (Cidersop).O trabalho é desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No encontro promovido no PTI foi ressaltada a importância da gestão associada para o planejamento de ações compartilhadas, como no caso da disposição final adequada dos rejeitos e reciclagem com a inclusão de catadores de materiais recicláveis. Nas próximas etapas estão previstas a construção ou reforma de barracões, e o aparelhamento desses locais.

De acordo com João José Passini, gestor do programa de Resíduos Sólidos da Itaipu, o papel da binacional e do PTI têm sido apoiar as prefeituras na revisão, elaboração e reestruturação dos planos: “A Itaipu e o PTI têm compromissos, em seus planejamentos estratégicos, com o desenvolvimento da região. E o desenvolvimento sustentável. Isso significa trabalhar tanto na promoção econômica, mas também social e ambiental. Essa discussão é resultado de quatro anos de trabalho, oferecendo aos municípios o debate do que seja o saneamento básico, como se compõe e, em especial, apresentar aos municípios como os resíduos sólidos devem ser tratados”

O Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) é desenvolvido em sete municípios: Ramilândia, Matelândia, Diamante do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e São José das Palmeiras, além de Céu Azul, que integrou o consórcio recentemente.



Última modificação em Terça, 08 Maio 2018 14:11
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados