Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Compartilhamento de veículos na Itaipu já evitou emissão de 6 toneladas de CO2

Foto: Kiko Sierich

A Itaipu Binacional, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), vem fazendo a sua parte na busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis. Em pouco mais  de um ano, quase seis toneladas de gás carbônico (CO²) deixaram de ser emitidas na atmosfera por meio de um projeto-piloto de compartilhamento de veículos promovido na área da hidrelétrica.

A frota é composta por 14 veículos Renault Twizy, que além de serem utilizados como modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia, servem como meio de transporte interno para os funcionários. Neste período, eles percorreram mais de 17 mil quilômetros entre os cinco Pontos de Mobilidade Inteligente existentes. A economia em combustível já supera os R$ 6 mil e a ideia é que, em breve, a ação seja expandida para as cidades lindeiras ao Lago de Itaipu.

Além dos números otimistas, o Mob-i, Projeto Integrado ao Programa de Mobilidade Inteligente da Itaipu Binacional, tem como base a sustentabilidade inovadora para a região. Para agendar o uso do veículo, por exemplo, os usuários não precisam preencher planilhas em papel, já que o controle é feito via aplicativo para smartphone.

A plataforma MoVE, desenvolvida pelo Mob-i em parceria com o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), permite que os usuários visualizem quantas viagens foram feitas, os percursos, a quantidade de CO² que deixou de ser emitida, e a autonomia do carro, ou seja, a carga restante da bateria.

A parceria entre Itaipu e Renault é eficiente. A hidrelétrica trabalha com o modelo sustentável do veículo e sugere alternativas tecnológicas, e a concessionária apoia com a consultoria técnica. Já o Parque Tecnológico Itaipu colabora com as ações de mobilidade da Itaipu através da execução de projetos relacionados a esta temática.

*Com supervisão do jornalista Vacy Alvaro.
Última modificação em Terça, 08 Maio 2018 17:45
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados