Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Projeto itinerante da Sanepar orienta sobre preservação ambiental e sustentabilidade

Fotos/Matéria: DECOMSTI
Sustentabilidade e preservação ambiental são os principais temas abordados pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) no projeto Eco Expresso Projeto do Rio ao Rio. Com apresentação interativa de vídeos e maquetes, as oficinas ministradas no interior de um ônibus orientam sobre boas práticas ambientais, o uso consciente da água e a destinação correta do esgoto.

A assistente social da Unidade de Educação Ambiental da Sanepar, Edvane Amaral, explica como funciona o programa.

“É um projeto itinerante, formado por um ônibus composto de maquete e vídeos interativos. Nosso objetivo é esclarecer para a comunidade, tanto escolar quanto de adultos também, como funciona o ciclo da água e suas interferências que cada um faz nesse processo. A Sanepar tratando a água e esgoto, a população utilizando a água e depois destinando o esgoto corretamente”.

Além de permitir a visualização de mananciais superficiais e subterrâneos, a maquete e os vídeos trazem elementos que ensinam sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como o caso da energia produzida a partir de estações de tratamento de esgoto.

A intenção do Eco Expresso é aproximar a população dos conceitos de sustentabilidade e de preservação ambiental de forma simples e lúdica. O ônibus é um centro de educação ambiental itinerante e faz parte do trabalho de educação ambiental da Sanepar. Com as informações, crianças e adultos podem entender como funciona cada processo do ciclo da água, desde a nascente de um rio até a sua disposição final na forma de esgoto tratado.

ECO EXPRESSO EM STI

Durante a 10ª da Fespop, em Santa Terezinha de Itaipu, o ônibus do Eco Expresso Projeto do Rio ao Rio estará exposto para todos na feira. Disponível entre os dias 10 e 13 de maio, a visita será guiada por um educador ambiental e não terá custos a população.

Esse é o terceiro ano que o projeto é realizado em Santa Terezinha de Itaipu. Além de participar da feira municipal, o Eco Expresso juntamente com a Secretaria de Educação organiza visitas com as escolas municipais, para que todos os alunos possam ter a oportunidade de conhecer esse processo de educação ambiental.

*Com supervisão do jornalista Vacy Alvaro.
 


Última modificação em Sexta, 11 Maio 2018 13:37
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados