Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Gestão ambiental será uma das prioridades do novo diretor superintendente do PTI

Foto: Kiko Sierich

Biólogo por formação e conhecido por uma vasta experiência profissional na área ambiental, Jorge Augusto Callado é o novo diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Durante a solenidade de transmissão de posse, realizada nesta quinta-feira (17), ele comentou sobre os desafios que terá na busca pela promoção do desenvolvimento sustentável da região, missão institucional do Parque.

Apesar de preferir ainda não elencar quais serão os temas prioritários trabalhados durante a sua gestão, Callado citou a importância do trabalho de análise da presença de agrotóxicos nas águas do reservatório de Itaipu, atividade realizada por meio de uma parceria entre o PTI, a Itaipu Binacional e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

"Ainda não elegemos prioridades bem específicas, mas quero ter uma atenção muito especial com as questões de Tecnologia da Informação, Gestão Urbana, Recursos Hídricos. Todos os projetos são importantes, principalmente aquela questão de micropoluentes, em função do uso excessivo que nós temos no Brasil, como um todo, de agroquímicos. Esse monitoramento é importante. Ao mesmo tempo que é um desafio, é também uma oportunidade. Desafio pelas demandas que existem, não é uma tarefa simples de se conciliar aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais, mas, ao mesmo tempo, é gratificante pela equipe que nós temos no PTI e por essa inter-relação muito próxima com as universidades, onde vamos ampliar essa questão ação de ensino, pesquisa e extensão”.

Durante a solenidade, Callado também relembrou as suas origens ao relatar que ainda durante o início da sua formação acadêmica estagiou na Itaipu, atuando em atividades relacionadas ao monitoramento da qualidade das águas dos rios da região:

“Eu lembro que o primeiro trabalho científico nós apresentamos no Congresso Brasileiro de Zoologia era uma levantamento dos invertebrados bentônicos aqui dos rios da região. Era aquele trabalho do acadêmico ainda que estava em fase de formação. Então esse reencontro é importante, demonstra que tudo na vida se reencontra. Por isso que é sempre bom a gente trilhar os caminhos da melhor maneira possível, porque nada está desconectado. Todo pensamento e toda ação acaba sendo sistêmica”.

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), Jorge Augusto Callado é especialista em Gestão e Planejamento Ambiental; especialista em Limnologia; especialista em Planejamento e Gerenciamento Ambiental; e mestre em Gestão Urbana.

Desde 2011, ele é presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná e conselheiro estadual de Meio Ambiente (desde 2008). Entre os cargos que ocupou, estão o de diretor de Saneamento Ambiental da SUDERHSA-Instituto das Águas do Paraná (2003-2010); coordenador estadual de Resíduos Sólidos-SEMA-PR (2004-2005); secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (2010); superintendente do Ibama no Paraná (2012-2015); assessor técnico para a área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo SUL-BRDE (2015-2017); e assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu Binacional.

Última modificação em Sexta, 18 Maio 2018 13:35
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados