Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

PodCast UNESP: Inovação e tecnologia são destaques do Agrishow 2018

O professor da UNESP de Ilha Solteira, Fernando Braz Tangerino, faz um balanço do Agrishow 2018.

“Aconteceu mais um Agrishow, uma iniciativa de sucesso que chega na 25ª edição. Esse ano a Associação dos Engenheiros de Ilha Solteira, resolveu inovar e proporcionou as condições para que os engenheiros de diferentes formações fossem até Ribeirão Preto e puderam então, alguns surpresos, perceber que não se trata de uma feira apenas do agronegócio, e sim um show de tecnologias reunindo todos os setores produtivos. Na volta, um engenheiro mecânico nos confessa que foi de curioso, e não tinha a menor dimensão da grandiosidade desse setor, estava perplexo. Poucos tem a real compreensão de que esse setor é o que movimenta todos os demais setores da economia para cumprir a missão essencial de produzir alimentos. Análise em suma, o produto mostra realmente isso, quando uma pessoa vai as compras, entre os 11 setores da economia que geram mais empregos, 10 estão ligados as atividades realizadas no campo”.

O professor complementa falando sobre a importância da irrigação. “Essa característica de geração de oportunidades, fica mais evidente e mensurável quando há disponibilidade de água no solo o ano todo, o que é conseguido com sistemas de irrigação e estavam lá no Agrishow, todas as empresas que atuam na fabricação e muitos importadores de equipamentos e acessórios. O destaque ficou novamente com a tecnologia, com sistemas onde a eletrônica permite a automação, controle a distância, tomada de decisões que podem levar a mais lucros e melhor e mais eficiente uso da água na agricultura. As possibilidades desses equipamentos são inúmeras inclusive a tomada de decisão autônoma através de softwares inteligentes".

"Contudo, todas as informações técnicas deve ser de boa qualidade, os parâmetros de decisão devidamente ajustados a realidade daquele local de produção e equipamento; capacidade escolhida, e assim, capacidade técnica dos gestores da produção de alimentos não pode e nem deve ser menosprezada em função da elevada tecnologia hoje disponível, tornando portanto a perfeita compreensão entre técnica e tecnologia um dos grandes desafios atuais. E falando em irrigação e agricultura irrigada, o engenheiro agrônomo Rodrigo Franco Vieira e o jornalista Tobias Ferraz, bateram um papo pra lá de agradável e instrutivo no programa Terra Viva no dia cinco de maio. A dica é: vai lá no site, assista.”

Última modificação em Sexta, 18 Maio 2018 13:22
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados