Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Energias Renováveis: PTI amplia ações para 54 municípios da região

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), está ampliando a área de atuação de seus estudos referente a Energias Renováveis. A exemplo do que foi adotado recentemente pela Itaipu Binacional, as ações, que antes eram restritas aos 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, passam agora a compreender as 54 cidades da região de influência da binacional: 52 pertencentes à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), além de Altônia (Noroeste do Paraná) e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul).

O primeiro trabalho dentro desta nova linha será o levantamento do potencial eólico da região. O estudo sobre a “energia dos ventos”, previsto para ser lançado em breve, já indica que municípios como Nova Laranjeiras, São Pedro do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Guaraniaçu e Toledo, além da própria região do reservatório de Itaipu, apresentam ventos com velocidade entre 4,3 e 5 metros por segundo (m/s) a uma altura de 15 metros. Estes números são considerados favoráveis à microgeração utilizando turbinas eólicas para a geração de energia elétrica. Se considerarmos outra altura (20 metros), os destaques ficam para Ramilândia, Ouro Verde do Oeste e Nova Laranjeiras, com velocidades superiores a 5 metros por segundo.



Além deste trabalho, outros estudos já publicados serão ampliados, abordando temas como, por exemplo, modelagens sobre o potencial hídrico da região, referente a possíveis pontos para geração de energia elétrica via pequena central hidrelétrica ou central geradora hidrelétrica. Mais do que os 54 municípios, o Atlas Solar do Paraná – que contou com a participação do CIH - contemplou todos os 399 municípios do Estado. Com base no estudo – desenvolvido por meio de uma parceria do PTI com a Itaipu Binacional, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – qualquer cidadão pode consultar gratuitamente o potencial de sua localidade no site www.atlassolarparana.com.

De acordo com a gerente do CIH, Nara Nami, esta atuação mais ampla deve fortalecer ainda mais a relação do PTI com a região, evidenciando o potencial do território. "Estas iniciativas nos ajudam a conhecer melhor o território, percebendo suas oportunidades e gargalos. Neste contexto, a junção de diversas áreas do conhecimento, como meio ambiente, economia, logística, entre outros, permite uma análise mais aprofundada otimizando os investimentos na região e reduzindo os riscos para estes investimentos”, destacou.

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) contribui para a gestão estratégica do território, lidando com dados e informações voltadas à gestão de recursos ambientais e desenvolvendo soluções tecnológicas que servem de apoio para a tomada de decisão. Para isso, emprega diversas ferramentas da área de geotecnologias integradas para o mapeamento e construção de bases e dados espaciais.

As informações e metodologias desenvolvidas são aplicadas em estudos que visam a organização do território para o desenvolvimento sustentável. Assim, o Centro atua em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integrando vários processos tecnológicos como: desenvolvimento de produtos técnicos; arranjos produtivos de energias renováveis; implantação de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e monitoramento ambiental.

O CIH também possui um sistema de capacitações para profissionais de diversas instituições interessados em atuar dentro destas temáticas.
Última modificação em Quarta, 23 Maio 2018 12:23
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados