Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

PodCast Unesp: Professor da Unesp relata ações na Missão Experiência da Califórnia 2018

O professor da Unesp, Fernando Braz Tangerino, e também engenheiro agrônomo em Ilha Solteira, relata ações realizadas na “Missão Experiência da Califórnia 2018” em Davis na Califórnia.

A missão foi sobre gestão da água para agropecuária, que é uma iniciativa em parceria do Governo do Estado do Ceará, CENTEC e a coordenação local da Universidade da Califórnia. Neste Podcast ele conversa com o engenheiro agrônomo Sílvio Carlos Ribeiro, diretor da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará.

“Nesse primeiro dia de visitas técnicas , visitamos propriedades produtores de uva para vinho, vinícolas, conhecemos estrutura de distribuição de água, controle da irrigação, projetos de irrigação e como se faz a gestão da água e também as pesquisas voltadas a determinação da correta demanda de água da cultura da videira. Nosso convidado de hoje no PodIrrigar é o engenheiro agrônomo Silvio Carlos Ribeiro, diretor da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará que fará sua avaliação sobre o primeiro dia de visitas de um total de 13 dias”.

“O Estado do Ceará, nos últimos seis anos vem sofrendo com a crise hídrica sem precedentes e isso tem afetado bastante a produção agropecuária. Com esse foco temos promovido alguns projetos importantes em parceria com várias instituições, EMBRAPA, universidades como a UNESP de Ilha Solteira, como a CODEVASF e a gente tem trabalhado também com projetos internacionais com a universidade da Califórnia, e o objetivo dessa missão é entender como a Califórnia que também sofreu com crise hídrica e seca, está conduzindo o setor agropecuário com o uso eficiente da água, então nessa missão que nós estamos realizando agora no primeiro dia, vimos importantes ações no uso da água para a produção de uva e para a fabricação de vinhos em algumas regiões da Califórnia e o foco nesse primeiro dia foi o norte da Califórnia. Nós visitamos três áreas bem importantes, vimos a transferência de tecnologia que a Universidade da Califórnia Davis faz com os produtores e acreditamos que essa experiência pode ser levada não só para o Estado do Ceará, mas para o Brasil, esse é o objetivo e os próximos dias a gente espera ter mais resultados satisfatórios como foi o dia de hoje. A missão teve início em uma região que tem uma característica mais próxima do que se encontra no Brasil, onde regiões de Placerville e Pilot Hill chove em torno de 1000mm por ano e isso configura uma qualidade diferente a produção de uva e nos próximos dias seguirão para o Sul, onde o deserto exige muito mais dos produtores e da gestão dos recursos hídricos”.
Última modificação em Segunda, 28 Maio 2018 17:13
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados