Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

7ª FIciencias já está com inscrições abertas

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com diversas universidades, está com inscrições abertas para a sua sétima edição, que ocorre nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, no Hotel Golden Park, em Foz do Iguaçu (PR).

O evento é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Podem se inscrever, alunos matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico ou em cursos de educação de jovens e adultos em níveis equivalentes, dos estados do Paraná e Santa Catarina, no Brasil; de Missiones, da Argentina; e do Paraguai.

Grupos de outros territórios, ou países da América Latina, interessados em participar deverão contatar a organização por e-mail. Este ano, a novidade será a FIciencias Kids, uma exposição de trabalhos de estudantes de 3º a 5º ano do ensino fundamental. Ao todo, serão selecionados como finalistas 150 trabalhos de estudantes, que, em novembro deste ano, poderão fazer um intercâmbio de conhecimento e apresentar seus projetos no evento, aberto ao público em geral.

O estudantes podem participar individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos devem ter um orientador com mais de 18 anos de idade, que poderá ser um professor da escola, alunos em fase de graduação ou já graduados que possam auxiliar na condução das pesquisas. Opcionalmente, o grupo poderá incluir um coorientador.

A criatividade tem um poder enorme para transformar o mundo. E é na mente dessa geração de jovens que ideias e iniciativas nascem e só esperam um impulso para ganhar vida. Alguns alunos participaram com ideias sobre sustentabilidade e meio ambiente, como por exemplo, e foram pauta aqui na Web Rádio Água, abordando temas como a diminuição da utilização de bilhetes em papel dentro da escola; protótipos que captam água da chuva para transformá-la em energia e utilização de dejetos bovinos como matéria-prima para a fabricação de papel.

Premiação

A premiação será por categoria. Os três melhores trabalhos, na Classificação Geral da Feira, vão receber valores em espécie. Os projetos que se destacarem em primeiro lugar, por áreas do conhecimento, receberão troféus, e os segundos e terceiros lugares ganharão medalhas.

Além da premiação durante a FIciencias, alguns trabalhos serão selecionados para o Programa de Vivência Estudantil, em 2019. Durante uma semana, os alunos terão a oportunidade de conhecer os projetos e ações do PTI e da Itaipu Binacional.

O regulamento e as inscrições, que vão até o dia 17 de agosto, podem ser acessados no site da Ficiencias.

Parceria

A FIciencias é realizada em parceria entre PTI, Itaipu Binacional, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Pessoas maiores de 18 anos que desejam auxiliar na organização do evento, podem se candidatar pelo próprio site. Após a inscrição, a organização da Feira fará contato para instruções de funcionamento.

*Com supervisão do jornalista Vacy Alvaro.
Última modificação em Quinta, 07 Junho 2018 19:05
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados