Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Energias Renováveis: material produzido por PTI e Itaipu será divulgado nas escolas do Paraná

O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jorge Augusto Callado, e o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt, fizeram durante a Semana do Meio Ambiente, a entrega do material didático “Descomplicando as Energias Renováveis” à secretária de Estado da Educação do Paraná, Lúcia Aparecida Cortez Martins, e à superintendente da Secretaria de Educação, Inês Carnieletto.

Composto por uma cartilha resumida e uma versão mais completa, em áudio, com aproximadamente duas horas de duração, o projeto é fruto de um intenso trabalho de pesquisa apoiado por três instituições de renome nacional dentro de seus setores: a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás).

O material servirá como apoio pedagógico para educadores de diferentes níveis de formação, no compartilhamento de informações e conhecimento sobre as energias renováveis no Brasil de forma inclusiva e democrática.

O diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, ressaltou a importância da ligação entre Educação e Meio Ambiente: “Existe muito conhecimento produzido no âmbito do PTI, e esse conhecimento não tem sentido se ele não chegar na base, em quem deve utilizar. Nós entendemos que educação faz parte dessa base no auxílio dessa difusão. E é uma semana muito interessante porque nós estamos iniciando a Semana do Meio Ambiente na Secretaria de Educação, ou seja, estamos levando um produto ambientalmente adequado, uma ideia ambientalmente sustentável, onde pode ser difundido não só pelos alunos, mas pelos professores e pelas próprias escolas”, destacou. O diretor-superintendente também lembrou que ação enfatiza o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 7 (Energia Limpa e Acessível).



De acordo com a secretária Lúcia Cortez, a parceria com a Itaipu é muito importante e permitirá discutir um assunto essencial: “Muito bom para nós receber a Itaipu e se colocando à nossa disposição e oferecendo para nós esse material que nós vamos estar disponibilizando para as nossas escolas, para que chegue aos nossos alunos. É um tema muito atual, relevante, necessário e nós precisamos estar trabalhando com nossos alunos no sentido de preparar mesmo, falar da energia principalmente a renovável. É um tema que pauta as nossas vidas e, muito em breve, precisando bastante. E é a educação, é trabalhar com nossos alunos, porque ele é o multiplicador. Ele é o futuro”, disse.

Segundo Paulo Schmidt, a Itaipu tem interesse em promover não apenas a difusão de conhecimentos mas também em apoiar a Secretaria de Educação na implantação de sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis.



A entrega de exemplares que ocorreu em Curitiba foi simbólica, uma vez que, por uma questão de sustentabilidade, apenas uma pequena quantidade de impressos foi produzida. O principal meio de divulgação é o eletrônico, por meio do endereço www.pti.org.br/descomplicandoasenergias. Os conteúdos foram preparados pelos jornalistas Vacy Álvaro e Poliana Corrêa, que também participaram da entrega.

Os áudios em formato mais resumido também serão disponibilizados para as rádios de todo o Paraná por meio de uma parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp).

(Com informações da Itaipu Binacional e Agência de Notícias do Paraná)
Última modificação em Segunda, 11 Junho 2018 12:50
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Voltar ao Topo
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados