Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

PTI e Itaipu entregam Plano de Resíduos Sólidos de Santa Terezinha de Itaipu

Com o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu deu mais um passo importante nas questões de sustentabilidade. Nesta quinta-feira (7), foi entregue ao município o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, durante cerimônia realizada na sede da Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis (Acaresti).

Na ocasião, Santa Terezinha de Itaipu também recebeu o certificado de participação no Programa Cidades Sustentáveis, além de celebrar a assinatura do contrato para coleta e processamento de materiais recicláveis, em uma parceria entre a Prefeitura e a Acaresti. Claudio Osako, diretor técnico do PTI, ressaltou a importância do Parque no apoio ao Plano, fomentando o desenvolvimento do município e de outros da região Oeste. “É um resultado de dois anos de trabalho. A gente assinou um convênio há dois anos atrás com o município de Santa Terezinha de Itaipu, e isso faz parte de um convênio maior entre a Itaipu e o BNDES, no qual o PTI faz a gestão do recurso e um dos itens é relacionado a saneamento. Santa Terezinha optou por fazer o foco em resíduos sólidos já que tem referência e precisava revisar seu plano, plano que orienta as ações do município. Assinamos há dois anos atrás, foi feito o repasse do recurso para o município, o município fez a licitação para contratar a empresa que fizesse essa revisão do plano, a empresa fez o trabalho ao longo de um ano, um ano e meio mais ou menos, e hoje a gente consolida o resultado”.

De acordo com Gilmar Secco, assistente da direção de Coordenação da Itaipu, esses resultados fazem de Santa Terezinha de Itaipu um exemplo para a região. “Santa Terezinha sempre foi (e não canso de falar isso) uma grande referência nossa a nível regional, de levar a frente aqueles projetos que são prioridades para a Itaipu Binacional. Com certeza é um grande exemplo para nós. E são dois momentos importantes, em que em parceria com o PTI fazemos a entrega oficialmente do plano de saneamento para o município, e fechando com chave de ouro com a assinatura do contrato da prefeitura com os catadores”, destacou.

Para prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Neide Mariot Corrente, esse é mais um marco histórico para o município. “Para nós é um momento de muito orgulho pelo que hoje a gente representa no município, no país inteiro, para todos os lugares que a gente vai, a gente sente que é referência no mundo inteiro. É um orgulho imenso, é uma sensação única no dia de hoje o que a gente está sentindo”, explicou.



Acaresti

A Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu mantém uma média de 100 toneladas de materiais recolhidos por mês. Esse trabalho é realizado pelos 40 associados que se dividem em dois turnos na coleta seletiva. Para comportar e melhorar ainda mais o trabalho dos agentes ambientais está prevista a ampliação em mais 800 metros quadrados da Acaresti, que possui hoje um espaço de 1.100 metros quadrados de área coberta.

Os investimentos na Associação ultrapassam R$ 3 milhões, por meio de diferentes convênios com diversas entidades, entre elas a Itaipu Binacional, o Banco do Brasil, a Funasa e o Instituto das Águas.

Fotos: Antonio Pitondo
Última modificação em Segunda, 18 Junho 2018 12:41
Avalie este item
(0 votos)
Vacy Alvaro

Jornalista/Fundação Parque Tecnológico Itaipu
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados