Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA

Pesquisador da Unesp coordena XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

O PodAcqua Unesp publica depoimento de especialistas sob diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos relacionados a água. Didier Gastmans, geólogo, pesquisador do Centro de Estudos Ambientais da Unesp em Rio Claro e coordenador científico do XX Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, apresenta o encontro, que será realizado de 6 até 8 de novembro em Campinas, SP. A submissão de artigos para o evento pode ser encaminhada até o dia 24 de junho.

"Esse congresso está na sua vigésima edição, ele é bianual, e ele ocorre em paralelo ao encontro nacional de perfuradores de poços. É uma promoção da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e tem como particularidade o fato de unir tanto a academia, ou seja, tanto a parte científica relacionada as águas subterrâneas, como a parte de mercado também, por que é uma atividade econômica bastante importante e as empresas de perfuração, os fornecedores de serviço, eles participam também ativamente desse congresso, tanto colocando seus produtos quanto materiais, mas também interessados em aprendizados de novas técnicas que por ventura, venham da academia. É relevante também a gente considerar que a participação do setor de regulação, ou seja, dos gestores de recursos hídricos, também é importante, então os órgãos do Estado de São Paulo, a própria agência nacional de águas também participa, então eu considero em termos de água subterrânea o grande fórum de discussão a respeito dessa temática tão importante pra sociedade atual que é a questão dos recursos hídricos”.

O pesquisador aponta a relevância do evento. “O fato de você congregar várias pessoas para discutir um tema dessa importância, faz com que algumas soluções sejam apontadas, posso citar de eventos passados algumas modificações em relação ao saneamento básico, do melhor aproveitamento de águas subterrâneas, uma gestão sustentável, se a gente pensar do ponto de vista de obras, melhoria da qualidade das obras, novos desenvolvimentos em termos de produtos para perfuração ou para instalação de poços, do ponto de vista de discussão de gestão com toda a problemática relacionada a outorga de uso de águas no Estado de São Paulo foi bastante discutido”.

“A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas promoveu algumas coisas interessantes do ponto de vista científico. Primeiro: é tentar trazer esses estudantes para participar do congresso, então está com uma taxa de inscrição em um preço realmente acessível para que os alunos de graduação e de pós graduação possam participar. Segundo: foi instituída uma premiação para os melhores trabalhos que é o Prêmio Aldo Rebouças, o professor Aldo Rebouças foi um professor muito importante dentro desse segmento de águas subterrâneas na USP, e nós estamos tentando também montar um grupo de jovens hidrogeólogos, ou seja, pessoas ou jovens cientistas em início de carreira da área de hidrogeologia para que formem um grupo para começar discutir esse tema com mais profundidade para que essa temática não desapareça das pesquisas científicas”.

A submissão de artigos está aberta até o dia 24 de junho e maiores informações podem ser obtidas no site www.abas.org/xxcabas/.

 

Última modificação em Terça, 12 Junho 2018 11:57
Avalie este item
(0 votos)
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados