Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Podcast Unesp

Podcast Unesp

Podcast Unesp: Professor faz balanço do 8º Fórum Mundial da Água

Entre os dias 18 e 23 de março, ocorreu em Brasília (DF) o 8o Fórum Mundial da Água. Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu num país do Hemisfério Sul. Com a temática “Compartilhando Água”, a edição mobilizou um número recorde de cerca de 100 mil pessoas durante a semana de atividades. Além disso, o Fórum contou com a realização inédita da Vila Cidadã, onde foram realizadas atividades gratuitas e a recepção de 48 mil alunos de escolas da região.

Rodrigo Lilla Manzione, especialista em Recursos Hídricos e Águas Subterrâneas da Unesp em Tupã e membro da coordenação do Fórum Mundial da Água, faz um balanço do evento destacando que foi uma experiência muito interessante do ponto de vista técnico, científico e social. Ouça na íntegra no player acima.




Leia mais ...

Professor da Unesp relata evolução da irrigação no Brasil

A Web Rádio Água e o Podcast Unesp - projeto desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - mantém uma parceria para intercâmbio de conteúdos. Nesta semana, Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, traz um panorama geral de como a irrigação avançou no Brasil:

“Estou formado já há um bom tempo, mas ainda na faculdade nos ensinaram que irrigação que seria a técnica de aplicação artificial de água para suprir as perdas pelo processo de evapotranspiração, ou seja, a evaporação da água do solo com a transpiração das plantas. Esse conceito mudou e hoje definimos irrigação como um conjunto de ações e conhecimentos ecléticos, que permite também repor a água perdida pela evapotranspiração. Mas há também outras possibilidades, como por exemplo, otimizar custos de sistemas de produção e, através da quimigação, ainda modificar o microclima. Outra mudança dos tempos da graduação é o fato de que o gotejamento já não mais é visto com ceticismo pelos irrigantes, e hoje é utilizado largamente, até em culturas anuais e em subsuperfície. Ao mesmo tempo em que os ciclos, antes irrigados por canhões, hoje convivem sobre as linhas de gotejo ou de microaspersores, e ainda sob os sistemas de pivô-central. A entrada dos pivôs centrais nessa cultura foi viabilizada pela elevação da altura das treliças e também pela percepção de que podem proporcionar um possível microclima favorável para a mitigação do abortamento dos açores quando a temperatura ultrapassa os 35º C, fato que aconteceu no Noroeste Paulista em 21 dos dias em 2017, conforme informa o Canal Clima da UNESP...”

Tangerino também destaca que o setor vem exigindo cada vez profissionais mais capacitados e versáteis. A entrevista completa pode ser ouvida no player acima.
Leia mais ...

Revista Brasileira de Recursos Hídricos é referência internacional no setor, enaltece presidente da ABRH

O PodAcqua Unesp publica depoimentos de especialistas sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos, relacionados à água. Adilson Pinheiro, professor da Universidade Regional de Blumenau e presidente eleito da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, fala sobre a Revista Brasileira de Recursos Hídricos – RBRH

"A Revista Brasileira de Recursos Hídricos, chamada de RBRH, é uma revista que tem o objetivo de divulgar a produção científica brasileira e internacional no contexto das grandes revistas abrangendo o contexto internacional. Tem por objetivo publicar a produção científica na área de recursos hídricos de modo a melhorar as informações para a solução dos problemas nessas áreas específicas. A Revista Brasileira de Recursos Hídricos atualmente se encontra fixado no CIELO que é a plataforma nacional de divulgação das revistas brasileiras, e que essas revistas tem que ter por objetivo um alcance internacional, de modo que a internacionalização se faça envolvendo artigos que sejam publicados em inglês e que tenham uma participação de editores, revisores e autores internacionais, além das autorias brasileiras. Os artigos são gratuitos, o acesso é livre, a ABRH é financiada pela taxa que se cobra na submissão de modo que todos os artigos fiquem disponíveis para toda a comunidade acessar.”

A revista, bem como suas edições anteriores podem ser acessadas no site http://www.abrh.org.br.
Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados