Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Instituto Federal do Paraná Foz do Iguaçu

Instituto Federal do Paraná Foz do Iguaçu

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. URL do site: http://foz.ifpr.edu.br/

Alunos do Instituto Federal do Paraná conhecem ações da Itaipu na área de aquicultura

Em março, alunos da primeira turma do Curso de Engenharia de Aquicultura do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu conheceram as ações desenvolvidas pela Itaipu Binacional através do Programa Cultivando Água Boa/Produção de Peixes em Nossas Águas. A visita aconteceu nas instalações do Refúgio Biológico.




Arcângelo Signor, pós-doutor em Engenharia da Pesca e coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, comentou a importância da visita:

“A Itaipu tem uma parceria muito forte com o curso, uma identificação muito forte com o curso. O curso de aquicultura, que hoje a gente tem um curso técnico em engenharia, o curso técnico veio em 2009, por uma solicitação da Itaipu, para a região de Foz, principalmente com o foco de atender o programa com os pescadores, que foi uma população muito atingida com a construção do reservatório. Então essa ligação do curso com a Itaipu, ela é forte e antiga. Então com a abertura do curso de engenharia, a gente propôs essa visita para os alunos conhecerem, embora a Itaipu seja conhecida muito fortemente dentro da região de Foz, mas algumas ações dela para determinados alunos, ainda são novas. Por exemplo o programa Cultivando Água Boa, dentro de um dos programas, dentro do programa maior, é o programa Mais Peixes em Nossas Águas. Ele cuida justamente desse foco da aquicultura no reservatório, a questão dos pescadores. Então foi entender e mostrar para os alunos, qual seria a função da Itaipu, dentro dessa área de interesse da aquicultura, e para os alunos é fundamental isso. Além da gente conhecer uma empresa que é ancora para a região, sair de dentro da sala de aula e mostrar as ações de campo, é fundamental. Essas parcerias que a gente tem com a Itaipu, proporciona que a gente leve os nossos alunos, que a gente utilize os espaços deles como laboratório de campo, mostrando as ações que eles desenvolvem para a região como um todo. Então isso é essencial para o curso.”




“A visita teve dois focos. Teve a visita no Refúgio Biológico, onde se concentram as ações da Itaipu na área de aquicultura, e são dois pontos. Ali na região do Portinho propriamente dito, a gente tem o cultivo de peixes em tanques rede, que visa suprir o fornecimento de formas jovens e espécies nativas aos pescadores, para eles fazerem a parte final do cultivo lá nos tanques. E também a parte de pesquisa, que é uma outra parceria que temos com a Itaipu, junto com o Instituto Água Viva, e outras instituições, universidades, institutos, ou seja, é aberto aí para quem quiser trabalhar na área de pesquisa com espécies nativas na região do Portinho. Também na mesma região, a Itaipu desenvolve um projeto na área de Aquaponia, que é um consórcio entre a produção de peixes e plantas. Os peixes são alimentados, a sobra de ração e os resíduos do peixe acabam sendo uma forma de nutrientes para as plantas – na região do Portinho a gente viu isso. Na região do Canal da Piracema, visitamos o canal no intuito de mostrar como isso acontece. O canal da piracema é uma ligação do lago com o rio - o rio Bela Vista, - então os peixes podem sair do rio, subirem pelo canal, e chegar ao reservatório. Assim elas podem migrar para fazer reprodução. Pois querendo ou não, o barramento da usina acaba sendo uma estrutura física intransponível para os peixes, sem uma forma de canal, ou sistema de elevador de transporte, ou alguma coisa nesse sentido. Então a gente precisa ter esse tipo de acesso para os peixes conseguirem chegar até esse reservatório, e aí a gente tem essa importância para os alunos, que é de também conhecer esse formato de acesso dos peixes ao reservatório.”


Leia mais ...

Alunos do Instituto Federal do Paraná desenvolvem atividades para o Dia Mundial da Água

Durante o Dia Mundial da Água, 22 de março, estudantes do curso técnico de Meio Ambiente Integrado, do Instituto Federal do Paraná - campus Foz do Iguaçu, desenvolveram uma série de apresentações sobre temáticas relacionadas aos recursos hídricos. O objetivo foi conscientizar sobre as questões de sustentabilidades que estão presentes no cotidiano da população. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade acadêmica e servidores do campus.

A professora e coordenadora do curso de Meio Ambiente Integrado, Drª Kayla Garmus, comenta sobre os trabalhos apresentados e a importância da ação. Confira no player acima.









Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados