Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Web Rádio Água

Web Rádio Água

URL do site:

ONU lança concurso de fotografia sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Até o dia 6 de outubro, o público pode participar de um concurso de fotografias promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A iniciativa tem como objetivo estimular a divulgação e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. 

Para o concurso serão consideradas imagens que representem a implementação de ao menos um dos 17 ODS no Brasil.  Podem participar pessoas de todo o Brasil, assim como estrangeiros residentes no País. Os vencedores receberão certificado de reconhecimento do Pnud. Não há limite para o envio de imagens por participante.

As fotografias devem ser enviadas para o e-mail , acompanhadas de uma autorização de uso de imagem assinada pelo candidato, descrição do contexto da fotografia e nome completo e endereço do autor. Serão aceitas apenas inscrições de fotografias inéditas, que não tenham sido apresentadas em materiais de divulgação ou premiadas em outros concursos até a data de inscrição.

Na avaliação serão considerados os seguintes critérios: linguagem fotográfica, originalidade, criatividade, aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e respeito aos direito humanos. Mais informações estão disponíveis no edital completo.


Leia mais ...

ICMBio abre seleção para propostas de educação ambiental

Estão abertas até o dia 4 de outubro a chamada para selecionar 20 propostas que visam ao fortalecimento e à implementação de programas, projetos e ações estruturadas de Educação Ambiental (EA) pelas unidades descentralizadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O processo é restrito a gestores do órgão, mas as atividades de EA do ICMBio são realizadas com vários parceiros externos.

Cada proposta selecionada poderá receber o valor de até R$ 10 mil de recursos provenientes do Projeto PNUD BRA/08/023. As propostas devem estar alinhadas com as finalidades e orientações legais e institucionais do ICMBio. São elegíveis projetos e processos de educação ambiental que se enquadrem em ao menos uma das linhas abaixo:

. Formação de educadores ambientais;

. Educação Ambiental nos processos de elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos mediados pela Educação Ambiental (PPPea). 

. Educação Ambiental com juventude, mulheres, ou voltada à gestão territorial, participação social, cidadania, empoderamento e autonomia de atores estratégicos na gestão da biodiversidade;

. Educação Ambiental nos processos do ICMBio, em especial: na produção sustentável, monitoramento participativo da biodiversidade, gestão do fogo, plano de manejo, gestão participativa e conselhos, gestão de conflitos de interface territorial e nos processos de envolvimento das comunidades na conservação de espécies alvos de PAN.

Para inscrição, os coordenadores/gestores interessados devem preencher os seguintes documentos: Formulário – Proposta de Educação Ambiental e Planilha – Proposta de Educação Ambiental, conforme orientação constante do documento “Chamada de Projetos de Educação Ambiental” até o dia 04 de outubro de 2017 e encaminhar para a Divisão de Gestão Participativa e Educação Ambiental (DGPEA) pelo e-mail .

(Com informações do ICMBio)
Leia mais ...

Buscando ser referência no tema, cidade de SP institui por lei Semana da Agricultura Orgânica

Com o objetivo de fomentar o debate sobre agricultura orgânica e fortalecer a cultura da alimentação saudável na cidade, comerciantes, produtores rurais, consumidores e interessados em geral se organizaram para fazer acontecer a 1ª Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos.

As atividades incluem visitas de escolas públicas a sítios de produtores orgânicos, construções de hortas orgânicas em escolas municipais, discussão com os produtores rurais sobre cooperativismo, criação da primeira feira exclusivamente orgânica do município e muito mais!

A ideia é abarcar o maior número possível de pessoas de todas as classes sociais e idades para difundir cada vez mais a cultura dos orgânicos na cidade, fortalecendo principalmente os produtores rurais locais. Com isso, a cidade de São Carlos pode se tornar referência no assunto e incentivar a prática em outras cidades do país.

Toda programação da semana pode ser encontrada no site do evento.

A ideia da iniciativa surgiu em outubro de 2016, com o projeto ECOA Orgânicos, uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e projeto PorQueNão?, que inclusive é parceiro do The Greenest Post.

Depois de muito trabalho, conseguiu-se, no começo de 2017, instituir por Lei (18.093/2017) a Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, a acontecer anualmente, sempre na segunda semana de setembro.

Com a conquista, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agricultura livre de venenos.

Já pensou se outras cidades de animam a replicar a ideia?

Jéssica Miwa // The Greenest Post (Disponível em: http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/primeira-semana-de-agricultura-organica-acontece-em-sao-carlos-interior-de-sp/)
Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados