Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Web Rádio Água

Web Rádio Água

URL do site:

Cursos profissionalizantes sobre biogás e geração de energia estão com inscrições abertas

O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) está formando novas turmas para os cursos de Fundamentos do Biogás e Biogás para Geração de Energia Elétrica. Com carga de 40 horas, os cursos são oferecidos totalmente a distância, têm tutoria especializada e duração média de cinco semanas. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico: www.cibiogas.org/educacao. O investimento varia de R$ 490 a R$ 590.

Segundo o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis, o objetivo dos cursos é incentivar a criação de mão de obra especializada no setor que está em expansão no Brasil. “A projeção feita pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta um aumento superior a 100% na geração de energia elétrica com biogás no Brasil nos próximos anos, somente em Geração Distribuída”, explica. Outros incentivos, como o Renovabio, também devem promover a produção de biometano, combustível verde obtido do biogás.


Os cursos estão com conteúdos atualizados e foram desenvolvidos para atender diferentes públicos. A capacitação “Fundamentos do Biogás” aborda os principais aspectos da produção de biogás por biodigestão e o uso do biogás para a geração de energia elétrica e térmica, além da conversão em biometano.  As aulas são indicadas para todos os iniciantes no segmento.

Classificado como nível avançado, o curso de “Biogás para a Geração de Energia Elétrica” apresenta tecnologias, dimensionamento de sistemas, requisitos e modalidades de utilização da energia elétrica. O curso foi lançado este ano pelo CIBiogás e superou a expectativa de matrículas na primeira turma. “As energias renováveis são uma tendência mundial e, com o aumento da demanda energética no Brasil, o interesse profissional nessa área é elevado”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação do Centro, Iara Bethania.

Sobre o CIBiogás

Dar condições de competitividade para o agronegócio, reduzindo os custos energéticos de produtores rurais, cooperativas e integradoras, além de produzir biofertilizante e biocombustível, está é a proposta de valor que move o CIBiogás. A instituição científica, tecnológica e de inovação, sem fins lucrativos, é formada por 22 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. A atuação do Centro inclui projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e educação.

Cronograma de novas turmas

Biogás para Geração de Energia Elétrica

Início em: 07/05/2018

Fundamentos do Biogás

Início em: 07/05/2018

Mais informações sobre os cursos: www.cibiogas.org/educacao

E-mail: 

Telefone: (45) 3576-7022

(Cibiogás)

Leia mais ...

Agência Nacional de Águas (ANA) abre vagas gratuitas para cursos a distância

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas, até o dia 25 de abril, para diversos cursos na modalidade EAD (Educação a Distância). Os cursos são gratuitos, com carga horária de 10 a 20 horas. As aulas terão início no dia 2 de maio. A diversidade de cursos é grande e abrange temas como monitoramento, qualidade de água, manejo e gestão de recursos hídricos, bacias hidrográficas, hidrologia, manejo de irrigação, entre outros. 

Mais informações estão disponíveis no link https://capacitacao.ead.unesp.br/index.php/a-distancia-ead. Confira a lista completa:

Leia mais ...

Adolescentes capacitados pelo PTI realizaram cobertura colaborativa do 8º Fórum Mundial da Água

Um grupo de adolescentes de Brasília (DF), capacitados pela Web Rádio Água – projeto de comunicação do Parque Tecnológico Itaipu – foi responsável por realizar uma cobertura colaborativa do 8o Fórum Mundial da Água. O evento reuniu, entre os dias 18 e 23 de março, mais de 100 mil pessoas de 170 países.

As atividades foram divididas em dois momentos. Nos dias 15 e 16 de março, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), a equipe da WRA promoveu uma formação de comunicadores comunitários para os integrantes locais da Legião da Boa Vontade (LBV), na qual eles puderam ter noções básicas sobre técnicas de entrevista, produção textual, edição de áudio e publicação dos conteúdos.

Depois disso, durante o Fórum coube aos novos comunicadores a responsabilidade de produzir matérias sobre boas práticas relacionadas aos recursos hídricos. Os projetos foram selecionados pela organização do evento e expostos no espaço Mercado de Soluções, localizado na Vila Cidadã, área democrática do encontro. Morganna Mendes, consultora do Processo Cidadão do 8º Fórum Mundial da Água, fala sobre a importância da ação: “A parceria entre a Web Rádio Água e o Processo Cidadão no 8o Fórum Mundial da Água foi uma oportunidade de compartilhar, como foi o tema dessa edição, experiências e soluções em que a criatividade e a inovação tinham papel fundamental na proteção e na gestão dos recursos hídricos do planeta. Por meio desse processo colaborativo é que podemos construir um Brasil e um mundo mais justo”.



De acordo com Lina Silva, responsável pela área de Relacionamento Institucional da Legião da Boa Vontade (LBV), a atividade teve grande importância para o desenvolvimento dos adolescentes. “Nos dias atuais, o conhecimento é a chave para a abertura de portas, e os jovens, de uma forma geral, precisam acompanhar as tecnologias que estão sendo usadas na área de comunicação. Ficamos muito felizes que jovens, atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), tivessem oportunidade de participar da oficina WRA, que alia a instrução, por meio dos conhecimentos adquiridos que podem ser usados na vida toda, e a tecnologia, que faz com que mais jovens estejam aptos para o mercado de trabalho”, explica.

Além dessa atividade, a Web Rádio Água também foi apresentada em um dos side events do Fórum Mundial da Água, cujo tema abordado foi a Gestão Compartilhada da Água.

Iniciativas

Ao todo, sete conteúdos colaborativos foram produzidos pelos adolescentes da LBV durante o Fórum Mundial da Água. A estudante Adhara Moreira, de 14 anos, comenta como foi a experiência: “Foi uma experiência muito legal, algo que me acrescenta. Aprendi a editar áudios, a fazer textos jornalísticos, a entrevistar pessoas, e é uma coisa que eu com certeza vou levar para a vida. No dia prático, no Fórum Mundial da Água, eu fiz uma entrevista com estudantes da Universidade de Brasília (UnB) sobre o projeto AquaRipária. Lá eles mostraram como microorganismos presentes na água pode indicam se a água está poluída ou não”, explica. Todas as matérias estão disponíveis no link https://goo.gl/Ju92q1.
Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados