Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Web Rádio Água

Web Rádio Água

URL do site:

Instituto Escolhas lança Hub de Estudos de Economia e Meio Ambiente

O Instituto Escolhas disponibiliza em seu site, o Hub de Estudos (http://escolhas.org/hub-de-estudos/), uma plataforma online de pesquisa bibliográfica sobre a temática Economia e Meio Ambiente. “É uma ferramenta voltada a estimular e facilitar a pesquisa e a produção de conhecimento nesta área, objetivo da Cátedra do Instituto Escolhas”, explica Sergio Leitão, diretor executivo do Instituto.

O Hub de Estudos possibilita uma busca inteligente por temas, o resumo e o respectivo link para acesso aos documentos (estudos, artigos, teses e dissertações, relatórios e outros) que tratam do tema. Traz também matérias destacando estudos nacionais e internacionais que colaboram para difundir o debate sobre os custos econômicos, sociais e ambientais de políticas públicas e projetos relacionados à sustentabilidade.

O Hub é um atalho para que pessoas que não são especializadas no tema possam ter acesso a uma informação de qualidade da maneira mais rápida e direta possível. Além disso, o Hub ajudará a disseminar estudos de um campo que ainda conta com poucas pesquisas no Brasil. A Intenção do Escolhas é também estimular que mais economistas e pesquisadores de diferentes áreas se interessem pela temática Economia e Meio Ambiente. “A ferramenta pode ser usada tanto por estudantes e especialistas da área socioambiental e econômica, quanto por qualquer pessoa que esteja buscando informações sobre algum assunto específico relacionado a temas como florestas, energia, transportes, habitação, com esse enfoque”, completa Leitão.

O Hub de Estudos capta trabalhos publicados em sete revistas especializadas internacionais (entre elas a Energy Economics, a Ecological Economics, Journal of Environmental Economics and Management, Journal of Development Economics, Journal of Public Economics,Quarterly Journal of Economics e American Journal of Agricultural Economics), além de outros estudos. A busca pode ser feita em inglês e/ou português. Com atualização mensal, em breve o Hub trará mais novidades em publicações nacionais e internacionais.

Acesse o Hub de Estudos em http://escolhas.org/hub-de-estudos/.

(Instituto Escolhas)

Leia mais ...

A Internet como ferramenta de redução de custos e otimização de receitas na irrigação

O Podcast Unesp em parceria com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiários sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, explica como a Internet das Coisas IoT pode auxiliar na redução de custos na irrigação.

“Em outra edição do PodIrrigar dissemos que vivemos em uma sociedade em mudança, sendo dinâmica, instável e evolutiva, cuja a adaptação a essa realidade será cada vez mais uma questão de sobrevivência. Nessa condição, devemos ficar atentos as novas tecnologias e como elas podem e devem resultar em benefícios para o nosso dia a dia, seja na produtividade, eficiência dos nossos negócios, seja liberando tempo para outras atividades. Nesse sentido, com frequência escutamos IOT, acrônimo de Internet das Coisas, mas o que seria isso? Significa que não precisamos estar no local exato onde as coisas acontecem para fazer com que aconteçam. Complicou? Não. Por exemplo, posso estar no meu escritório e daqui mesmo acionar ou desligar um sistema de irrigação. Posso também determinar qual a quantidade total de água que desejo aplicar sobre o solo. Isso é possível pela combinação de hardware e softwares ligados pela internet.”

Tangerino diz porque de utilizar determinadas ferramentas de internet.

“Apenas para dizer que sou um irrigante conectado e moderno? De maneira alguma! Mais do que ligar, desligar, fiscalizar, o uso de ferramentas que permitem o controle dos sistemas de irrigação a distância, permitem também otimizar o custo da água, reduzir custos operacionais, e mais ainda, possibilita um planejamento rigoroso do uso da água. Se bem alicerçado em conhecimento técnico, aumentará a produtividade e reduzirá custos de produção. Além de fazer bem ao meio ambiente pelo menor custo da água e energia. Hoje há no mercado, dispositivos de interligação com a internet, desde sensores que nos dizem qual é a umidade do solo e a evapotranspiração das culturas, até sistemas desde os mais simples até os mais complexos, que permitem o planejamento e o uso da água na agricultura. Procure um engenheiro agrônomo ou agrícola, converse com uma empresa especializada em irrigação. Tente saber mais como a internet das coisas pode ser útil para o seu negócio. Fica a dica. ”

Leia mais ...

Novos veículos elétricos de Itaipu têm autonomia de 400 quilômetros

A frota de veículos sustentáveis de Itaipu Binacional vai ganhar o reforço de mais 20 modelos elétricos Zoe, fabricados pela montadora francesa Renault. Os carros, com autonomia de 400 quilômetros, já chegaram a Foz do Iguaçu e devem ser distribuídos às áreas até fevereiro de 2018.

Antes, os veículos serão adesivados e passarão por inspeção técnica e ajuste às normas brasileiras – por exemplo, a instalação de decalques com o número do chassi nos vidros. Esse trabalho está sendo conduzido pela equipe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, que coordena o Programa Veículo Elétrico (VE).

Depois, a Divisão de Transportes da binacional fará o processo de licenciamento e emplacamento e o estudo de alocação. A ideia é que eles substituam os antigos Pálios Weekends elétricos. Os novos modelos têm quase o dobro da geração anterior de Zoes e vão ajudar o Programa VE nos estudos sobre consumo, comportamento do usuário e impacto dos veículos na rede elétrica – entre outros.


Novos modelos elétricos da Renault têm autonomia de 400 quilômetros, quase o dobro da geração anterior.

A frota atual de Itaipu conta com 267 veículos, distribuídos da seguinte maneira: 109 flex (álcool e gasolina), 71 a biometano, 56 elétricos, 30 a diesel e um híbrido. Essa relação não inclui alguns protótipos de pesquisa ou modelos utilizados no sistema de compartilhamento – como os compactos Twizy. A intenção de Itaipu, para os próximos anos, é fazer com que a frota da empresa seja composta por 100% de veículos de baixa emissão.

(Com informações da Itaipu Binacional)
Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
  • Todos os Direitos Reservados