Portuguese English Spanish
Entrar

Entrar

Faça seu login
ou use sua conta
Lembrar-me

Create an account

Campos marcados com * são obrigatórios
Nome (*)
Nome de usuário (*)
Senha (*)
Confirmação de senha (*)
Email (*)
Confirmação de email (*)
BUSCA
Podcast Unesp

Podcast Unesp

Inovagri International Meeting discutirá como mitigar efeitos das irregularidades chuvas

O Podcast Unesp em parceria com a área de Hidráulica e Irrigação do campus de Ilha Solteira da Unesp, publica semanalmente noticiários sobre a agricultura irrigada e agroclimatologia. O objetivo é orientar as formas de manejo racional da água e energia. Fernando Braz Tangerino, professor da Unesp de Ilha Solteira, relata detalhes do cenário agrometeorológico do Noroeste Paulista, região que está há 100 dias sem chuvas.

“Foram 87 dias sem chuva, quando nos dias 17 e 18 de agosto, chuvas médias de 45 milímetros interromperam a contagem do período de seca na região noroeste paulista. Se seguiu as mais elevadas taxas de evapotranspiração do ano, com média desde então de 4,8 milímetros/dia de evapotranspiração de referencia na região, com pico de 7,8 milímetros/dia no 13 de setembro de 2017 em Pereira Barreto, e com frequência grande de taxas maiores do que 6 milímetros por dia. Em setembro, a média histórica esperada é de 4,5 milímetros/dia de evapotranspiração, e estamos com 5,2 milímetros/dia. Ao interpretar essas variáveis coletadas pelas redes agrometeorológicas do noroeste paulista e disponíveis no canal clima da Unesp Ilha Solteira, novamente temos a irregularidade das chuvas no tempo e no espaço, resultando em um cenário que impõe restrições ao desenvolvimento de diferentes atividades econômicas. Em Populina, paradoxalmente foi onde mais choveu em 2017 – 1004 milímetros, o que representa 83% do esperado historicamente. E está há 129 dias sem chuvas maiores do que 10 milímetros. Enquanto que em Sud Mennucci, foi registrado o menor volume de chuvas – apenas 640 milímetros, ou 51% do esperado, estando há 41 dias sem chuva. Esse cenário se repete a cada ano. Mudando a intensidade, como conviver? No campo, os sistemas de irrigação garantem a sustentabilidade e a segurança hídrica para o negócio de produzir alimentos. Investimento que também traz oportunidade e desenvolvimento sócio-econômico, a municípios e regiões inteiras, e os mais renomados especialistas em cultura irrigada do Brasil e do exterior, estão reunidos em Fortaleza a partir do dia 02 de outubro no Inovagri International Meeting, onde discutirão o estado da arte, da irrigação e do uso da água na agricultura. Produzir mais, com menos água, incrementos na eficiência de irrigação, sistemas de irrigação adequados, empresas que mostrarão suas técnicas para aumentar a lucratividade do seu negócio, e muito mais acontecerá em Fortaleza.”

Tangerino destaca a participação da Unesp no Inovagri International Meeting.

“Participaremos mostrando como o monitoramento climático e o sensoreamento remoto se tornam uma poderosa ferramenta para a gestão hídrica, e claro, usaremos o noroeste paulista e o trabalho de hidráulica e irrigação da Unesp Ilha Solteira para ilustrar isso. Enquanto os nossos orientados, apresentarão nove artigos científicos, desenvolvidos em nossa região, e que podem, e devem, ser usados como ferramentas da eficiência do uso da água na agricultura, e a modernização no campo.”
Leia mais ...

Unesp realiza IV Workshop de Águas Subterrâneas

O PodAcqua Unesp publica depoimentos de especialistas sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos relacionados à água. Didier Gastmans, pesquisador do Centro de Estudos Ambientais da Unesp em Rio Claro e coordenador do IV Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês e da Agência PCJ (referentes aos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), informa detalhes do evento que será realizado entre 25 e 27 de setembro na Unidade sob a temática “Compartilhando Experiências”.

“Esse workshop é realizado a cada dois anos e é promovido pela câmara técnica de águas subterrâneas dos comitês de bacia PCJ e conta com o apoio da agencia PCJ e da Unesp de Rio Claro. O principal objetivo dele é exatamente trazer para a discussão do público em geral a questão das águas subterrâneas dentro da bacia PCJ, que é uma bacia onde o forte do uso de água está relacionado a água superficial.”

O professor aponta detalhes da programação.

“São três cursos que vão ser promovidos envolvendo diversos assuntos. Desde construção de poços, gestão integrada de águas superficiais subterrâneas e um curso de amostragem e mesas redondas que vão oferecer uma panorama tanto nacional quanto local a respeito da utilização de águas subterrâneas. O grande tema desse workshop é compartilhar experiências. Então nós estamos trazendo técnicos da região nordeste do Brasil, de Minas Gerais, pessoas do serviço geológico do Brasil e pessoas que estão ligadas a universidades e empresas privadas também. Criar uma condição de ter um grande fórum a respeito de águas subterrâneas. Apesar de já estar com as inscrições fechadas, é possível as pessoas que tiverem interessadas aparecerem nos dias das palestras – 26 e 27 de setembro – que a gente dá um jeitinho das pessoa participar e discutir com a gente esse tema que é importante.

Gastmans comenta relevância do evento.

“As águas subterrâneas são os recursos hídricos invisíveis. É muito importante a gente trazer esse tema para ser abordado por um grande público, exatamente porque em momento de crise hídrica, é exatamente esse reservatório que vai complementar uma demanda necessária que muitas vezes por conta dessas crises, como a de 2014 e 2015, um exemplo típico disso, essa água é capaz de suplementar em algumas condições, a demanda que a água superficial acaba não conseguindo suprir naquele momento. E a gente estar discutindo aspectos relacionados a uma gestão consciente, envolve exatamente estar preparado para essas novas situações de crise hídrica que podem vir a aparecer.”
Leia mais ...

Especialista em recursos hídricos da Unesp enaltece a relevância das chuvas recentes no Estado de SP

O PodAcqua Unesp publica depoimentos de especialistas sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e políticos relacionados à água. Rodrigo Lilla Manzione, especialista em recursos hídricos e águas subterrâneas da Unesp em Tupã”, enaltece a relevância das chuvas dos últimos dias para o ar, terra, saúde e outros aspectos positivos.

“A chuva dos últimos dias trouxe um refresco para a situação que vinha se apresentando nos últimos um ou dois meses aqui no estado de São Paulo. Regiões que ficaram 45 ou até mais dias sem uma gota de chuva. Isso deixou o ar muito seco e em paralelo um quadro de queimadas. Quem andou pelas estradas do interior ou teve a oportunidade de sobrevoá-las, viu que os focos de queimadas foram intensos. Isso também trouxe uma série de complicações nessa época do ano com ar seco e baixas temperaturas, principalmente as crianças e os mais idosos acabam sofrendo, e o número de internações, de ocorrências nos postos de saúdes e hospitais por doenças respiratórias acabam aumentando. A gente viu agora uma grande quantidade de chuva e já melhorou bem, você pode olhar na faixa do horizonte e vê que não tem mais aquela faixa carregada de poeira na atmosfera. Então sempre que tem uma chuva como essa e um ar muito seco, a gente acaba falando que a atmosfera foi lavada, e aí traz uma série de benefícios e começam também outros processos do ciclo hidrológico começam a acontecer. Como as infiltrações de água no solo, os estoques de água subterrânea começam a ser estimulados e começam a aumentar, e quando as temperaturas subirem um pouco e com o fotoperíodo aumentando, a gente começa a ter na primavera as estações sucedendo e na primavera o ritmo também das plantas, do florescimento, os cultivos que vão ser colocados primavera e vão ser levados a diante até o verão, então a gente começa a ver novamente a natureza se renovando.”
Leia mais ...
Assinar este feed RSS
 
Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu   Mantenedores   Desenvolvido por:
Av. Presidente Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038
   
Termos de Compromisso  |  Política Privacidade  |  Creative Commons 2014 • Todos os Direitos Reservados